Como vender
Na hora de se desfazer de um carro, saiba 10 coisas sobre a melhor forma de
valorizar, anunciar e negociar o veículo.
Depois de anos de idas e vindas, viagens, caronas e boas histórias, talvez o seu
carro já não atenda mais as suas necessidades e seja a hora de vendê-lo. Só que
essa não é uma tarefa fácil, exigindo alguns cuidados especiais, como saber
valorizar, anunciar e negociar o veículo. O VendAutos selecionou 10 itens que
vão lhe ajudar no momento de vender um carro seminovo. Confira a seguir.
1. Invista nas imagens
O que mais chama atenção em um anúncio de carro são
as fotos. “Uma imagem vale mais do que mil palavras. A foto tem o papel de
aproximar o comprador daquilo que está sendo vendido”.
Portanto, quanto mais fotos estiverem à disposição do usuário,
melhor. E se o site permitir o carregamento de vídeos, não hesite
em oferecer ao comprador mais essa opção.
2. Capriche nas fotos
“Pela experiência de diversos anúncios, nós percebemos
que existem alguns ângulos melhores e que ajudam na venda”. As fotos
devem ser tiradas fotos da frente, da traseira e da lateral do carro. Na foto da
lateral, a dica é mostrar o carro na diagonal, enquadrando o veículo
todo.
Na hora de fotografar a parte interna do automóvel, o painel deve estar
ligado para chamar mais atenção e na foto deve aparecer a
quilometragem. “Se tiver DVD, computador de bordo e alguns opcionais
também
é interessante mostrá-los”.
Também é essencial tirar uma foto do motor - limpo, obviamente.
“Grande parte do valor do carro está no motor e muita gente esquece
de tirar foto dele”.
O pano de fundo da imagem também influencia na atratividade do anúncio.
Dê preferência a um ambiente iluminado, ao ar livre, sem poluição
visual, no qual o carro seja o elemento principal da imagem. E não
fotografe o veículo com alguém dentro.
O vendedor deve evitar também fotos em que apareçam objetos dentro
do carro, adesivos ou qualquer tipo de acessório que personalize demais o
veículo. Objetos jogados podem indicar certo desleixo do dono, por
exemplo.
3. Seja minucioso na descrição
Alguns consumidores podem desistir de uma oferta ao perceber que ela não
tem tantos detalhes. Por isso, também é importante fazer uma
descrição bem detalhada do veículo. O vendedor deve citar
dados históricos do veículo, como o tempo de utilização,
a quilometragem e eventuais opcionais que tenham sido instalados.
Questões mais subjetivas também podem enriquecer a descrição. “é
importante incluir alguma coisa que descreva e personalize seu carro, como o
fato de o carro só ter rodado em estradas, o que conta pontos, um
eventual tratamento de pintura ou de estofamento. Também vale destacar
que o veículo nunca passou por acidente ou que o vendedor foi seu
único dono, se for o caso”.
Descreva também itens do carro ou características que você
considere relevantes, como a economia de combustível, o som eficiente, ou
o conforto - sem exageros, claro. Como as compras muitas vezes são
influenciadas por fatores emocionais, enfatizar alguns pontos que te chamaram
atenção quando você comprou o veículo - como o seu
design diferenciado, ou seu ar sofisticado - pode ser uma forma inteligente de
atrair o comprador.
4. Estipule um preço justo
O preço justo nem sempre é aquele que você gostaria, mas
aquele que tem sido praticado no mercado. Preços que fogem da realidade
podem assustar potenciais compradores.
Por isso, para estabelecer um valor que não fuja muito do padrão é importante
consultar uma das duas principais tabelas usadas como referência no mercado de
usados, a tabela Fipe e a Tabela Molicar. Os principais veículos da Tabela Fipe
podem ser consultados em Avaliação de Veículos VendAutos. “Esses
indicadores acabam balizando o mercado, por isso é importante que o preço esteja
nesse padrão. E se o vendedor quiser um ganho rápido, ele deve dar um desconto
sobre o preço da tabela”.
Além do valor que tem sido praticado no mercado por um carro do mesmo
modelo e ano, características particulares do carro e a ofertas de
modelos similares no mesmo momento irão afetar a procura. “Na média,
se o comprador dá um desconto de 10% a 20% sobre o preço da tabela
Fipe, ele deveria reduzir o tempo de venda do carro nas condições
normais de mercado. Com um desconto de 30%, sem dúvida seria ainda mais rápido,
mas descontos maiores já começam a se aproximar demais do desconto
que se obtém na troca do carro para revenda”.
Uma das principais vantagens na venda de automóveis sem intermediários
é justamente o maior ganho que o vendedor pode ter. Quando o carro
é vendido em loja, a concessionária pode cobrar até 20% do
valor do carro para realizar a venda.
5. Atenda os potenciais compradores prontamente
“Como em qualquer tipo de venda, o atendimento é muito importante. E
como na plataforma online tudo é muito rápido, os compradores têm
urgência em receber respostas. Estudando os nossos algoritmos vemos que
uma das coisas que destaca os anúncios é o tempo de resposta”.
Como os compradores normalmente entram em contato com mais de um vendedor, uma
pronta resposta pode ser o critério usado pelo consumidor para se decidir
pelo seu carro, em vez dos de outros vendedores.
Durante o atendimento, busque também mostrar o seu comprometimento.
Compras pela internet podem ser muito impessoais e isso costuma levar alguns
compradores a desistirem do processo. Por isso, fazer uma ligação
mostrando seu interesse e descrevendo o carro com mais detalhes pode ser uma boa
estratégia.
6. Faça a revisão do automóvel antes da venda
O vendedor deve fazer uma revisão dos principais itens do carro (como
óleo, freios, pneus e parte elétrica) não só para
que a venda seja rápida, mas definitiva. “A relação
de compra e venda de veículos entre pessoas físicas não
é regida por regulamentação específica, como na
compra em revendedoras. Mas, se houver algum problema, o vendedor pode ser
acionado e ter uma dor de cabeça grande para solucionar a
questão”.
Além disso, é importante também deixar o carro limpo para
que, no momento de fechar o negócio, o comprador não desista da
compra ao ter uma primeira impressão negativa.
7. Converse com o comprador por telefone e cheque seu interesse antes de encontrá-lo pessoalmente
Muitos compradores demostram certa empolgação durante a negociação,
mas na hora de fechar o negócio voltam atrás, pelos mais diversos
motivos. Para não gastar energias desnecessárias, vale a pena
conversar por telefone com o comprador para checar se ele realmente tem intenção
de comprar o carro e para avaliar se ele tem capacidade de arcar com o valor da
transação.
8. Marque o encontro com o comprador em um lugar público
Os primeiros contatos são feitos pela internet, mas a finalização
da compra é feita fora do ambiente virtual. Como nada garante que o
comprador não seja um criminoso se preparando para dar o bote, o ideal
é que o encontro seja marcado em um lugar público. “O
vendedor deve marcar o encontro em locais movimentados, como estacionamentos de
locais públicos, de supermercados ou de estádio de futebol. Muita
gente se reúne no estacionamento do estádio do Pacaembu, em São
Paulo, por exemplo”.
9. Se tiver urgência na venda, opte pelos pacotes mais completos de anúncio
Dependendo da urgência do vendedor, pode valer a pena gastar um pouco mais
com o anúncio para agilizar a venda. No VendAutos, o anúncio mais
barato custa 19,90 reais e permite que a oferta fique disponível durante
15 dias. Mas com 39,90 o anúncio fica disponível por 90 dias. E com 59,90
reais o anúncio aparece com destaque na home principal e até que seja
vendido.
Ainda não foi realizada nenhuma pesquisa que tenha medido a velocidade das
vendas de acordo com cada tipo de anúncio, mas uma pesquisa com 4 mil
pessoas mostrou que 71% dos carros costumam ser vendidos em até duas
semanas.
10. Fique atento à documentação necessária para efetuar a venda
Para que a venda se concretize, ambas as partes devem assinar a Autorização
para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), que fica no
verso do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Este documento
é recebido pelo proprietário ao comprar o carro novo e é
aquele que as concessionárias costumam orientar que fique guardado em
casa. Algumas pessoas também chamam o CRV de DUT, sigla para Documento
único para Transferência.
É muito importante que antes de assinar o CRV, o proprietário se
certifique do recebimento do valor acordado na venda. Após receber o
pagamento, o vendedor deve preencher os dados do verso do CRV (como o valor
negociado e os dados do comprador) e reconhecer a firma em cartório. Em
hipótese alguma o vendedor deve entregar esse documento em branco ao
comprador do veículo ou a despachantes.
Também é imprescindível que seja tirada uma cópia
autenticada do CRV, pois se o novo dono não fizer a transferência
do carro, e o vendedor receber multas e notificações após a
venda, com a cópia autenticada ele pode comprovar que o carro não
lhe pertence mais.
Dentro de 30 dias deve ser encaminhada ao Detran estadual uma cópia
autenticada do comprovante de transferência de propriedade assinado e
datado. A comunicação de venda é exigida por lei e está
no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro.
Esse procedimento é indispensável para que o vendedor não
seja responsabilizado civil e criminalmente por débitos futuros
relacionados ao veículo, como multas ou IPVAs em atraso, ou mesmo um
acidente com vítimas.
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